BiancaBonassiRibeiro,

O processo consciente de confiar. por Bianca Bonassi Ribeiro

agosto 29, 2017 Mulher da Palavra 0 Comments


Acredito que o principal objetivo desse texto é, em parte, estimular a compreensão e a conscientização da grandeza que permeia o processo de confiar.
Não há dúvida de que o verbo confiar está presente em nosso dia a dia e que a maioria das pessoas aprendem, pelo senso comum, o sentido tanto de confiar quanto de seu substantivo, confiança. Mas, até que ponto nos apropriamos do real significado de algo tão profundo? E ainda, qual o impacto de tamanho entendimento?
Ao realizarmos uma breve pesquisa sobre o significado de confiar nos deparamos com as seguintes definições no dicionário[1]: a) deixar (alguém ou algo) sob cuidado ou guarda de outrem; entregar; b) atribuir (a alguém ou a algo) o encargo de realizar uma ou mais tarefas; encarregar; incumbir; c) acreditar na honestidade, na bondade, na sinceridade e na fiabilidade de alguém; crer; d) revelar algo (informação sigilosa, segredo) a alguém; segredar.
A origem etimológica[2] do verbo confiar remete ao latim con fides que quer dizer, com fé. Sendo assim, a confiança é uma demonstração de fé. Quando a Bíblia nos convoca a confiar em Deus, somos instigados a compreender a dimensão desse ato de fé. Isso porque confiar implica em: a) nos deixar sob o cuidado de Deus; b) atribuir a Deus o encargo de realizar tarefas que estão além da nossa esfera de atuação; c) acreditar (crer) na honestidade, na bondade, na sinceridade e na fiabilidade de Deus; d) revelar aos outros, que Deus é Senhor em nossas vidas.
Em geral, somos desafiados a confiar em Deus em situações difíceis, complicadas e desconfortáveis. Quando as circunstâncias são humanamente incontroláveis nos conscientizamos de que precisamos desesperadamente de Alguém em quem confiar. E, por isso, Deus em sua infinita misericórdia nos deixou muito encorajamento em sua Palavra para que coloquemos nossa confiança N’Ele.
Frequentemente, a nossa confiança em Deus é testada e somos aprovados se, ao invés de confiar em forças humanas,  confiamos em Deus, mesmo quando isso significa não entender, pela nossa lógica, qual o propósito imediato para nossas vidas. Por outro lado, somos desaprovados se, ao invés de confiarmos em Deus, nos guiamos pelo que vemos, pois isso retrata a nossa desconfiança em Deus.
O significado de desconfiar é apresentado no dicionário[3] como: a) presumir algo como verdadeiro; conjeturar, imaginar, supor; b) deixar de ter confiança; duvidar; suspeitar; c) mostrar-se desconfiado; recear; d) melindrar-se com facilidade; amuar-se; enfadar-se; e) perder o ânimo; desacreditar; desanimar; desesperançar.
Ao desconfiarmos de Deus cometemos pecado de incredulidade. Isso porque, em primeiro lugar, presumimos ou imaginamos que Deus não age para nosso bem. Em segundo plano, duvidamos ou suspeitamos que Deus é bom e em terceiro lugar, duvidamos ou receamos que Deus não tem o controle da situação. Por fim, nos melindramos pela circunstância de sofrimento e perdemos o ânimo, a esperança por desacreditarmos na soberania, bondade e cuidado de Deus. Essa atitude revela aos outros que Deus não é digno de confiança.
A partir do momento em que nossa confiança em Deus cresce, as provações também aumentam, porém Ele nos fornece provas inesgotáveis, em sua Palavra, para que descansemos N’Ele. Assim, somos transformados mais e mais à imagem de Seu Filho, Jesus Cristo.
O quadro abaixo foi desenvolvido com alguns versículos bíblicos que alimentam a nossa confiança em Deus. Esse quadro não apresenta a extensa lista de versículos que nos ensinam a confiar em Deus, mas tem o intuito de refrescar nossa memória sobre a importância desse ato de fé.
É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar nos homens. É melhor buscar refúgio no Senhor do que confiar em príncipes.
Sl 118-8-9
Que ele não se iluda em confiar no que não tem valor, pois nada receberá como compensação.
Jó 15.31
Parem de confiar no homem, cuja vida não passa de um sopro em suas narinas. Que valor ele tem?
Is 2.22
Mas eu, quando estiver com medo, confiarei em Ti.
Sl 56.3
Para que você confie no Senhor, a você hoje ensinarei. Já não lhe escrevi conselhos e instruções, ensinando-lhes palavras dignas de confiança, para que você responda com a verdade a quem o enviou?
Pv 22.19-21
Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.
Pv 3.5
Aquele que habita no abrigo do Altíssimo e descansa à sombra do Todo-Poderoso pode dizer ao Senhor: “Tu és o meu refúgio e a minha fortaleza, meu Deus, em quem confio”.
Sl 91.1-2
Vocês que temem ao Senhor, confiem no Senhor! Ele é o seu socorro e o seu escudo.
Sl 115.11
Portanto, volte para o seu Deus, e pratique a lealdade e a justiça; confie sempre no seu Deus.
Os 12.6
Mas bendito é o homem cuja a confiança está no Senhor, cuja confiança nele está.
Jr 17.7
            Imagino que para a maioria de nós, o exercício de confiar em Deus é algo muito difícil. Porém, gostaria de encorajá-lo a depositar sua confiança no Deus de detalhes, que orquestra cada dificuldade (grande ou pequena) para nos ensinar e assim, exercitar a nossa dependência N’Ele.
          
 Bianca Bonassi Ribeiro



[1] Michaelis Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa. Disponível em www.michaelis.uol.com.br - acesso em 19/08/2017
[2] Dicionário Etimológico: etimologia e origem das palavras. Disponível em www.dicionarioetimologico.com.br - acesso em 19/08/2017.
[3] Idem 1






Bianca é casada com Luciano. Eles têm dois filhos, o Pedro e o Vitor. Ela faz parte da equipe docente da Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, desde 2007 e é membro da Primeira Igreja Batista de Atibaia.
Bianca é doutora em Comunicação e Semiótica, mestre em Administração e graduada em Administração de Empresas.



Você também vai gostar:

0 comentários:

Obrigado por deixar aqui seu comentário

Comentários